AEXAM
Associação dos Ex-Alunos dos Seminários de Mariana


Warning: include(/home2/aexammgo/public_html/rvsincludefile/pathway_822968762f15546693424f4e43eb9fd6.html): Failed to open stream: No such file or directory in /home3/aexammgo/domains/aexam-mg.org.br/public_html/História.php on line 230

Warning: include(): Failed opening '/home2/aexammgo/public_html/rvsincludefile/pathway_822968762f15546693424f4e43eb9fd6.html' for inclusion (include_path='.:/opt/alt/php80/usr/share/pear:/opt/alt/php80/usr/share/php:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /home3/aexammgo/domains/aexam-mg.org.br/public_html/História.php on line 230
Nossa História
 
O INÍCIO DA AEXAM
(RELATO DO ALOÍSIO PEREIRA FIALHO)
 

No primeiro semestre de 1984 fui convidado pelo Vigário de Rio Casca para participar de um Curso de Cursilhistas na cidade de Congonhas. O convite não era muito atraente, porém, ao saber que o amigo e ex-colega do Seminário de Mariana, Vicente Gomes Pinto Coelho, deveria ir também, fiquei animado.

Viajamos juntos e, ao passar por Mariana, resolvemos visitar o Seminário. Lá encontramos com muito entusiasmo o cônego Nelson, reitor, que nos recebeu com muita cordialidade e fez questão de nos mostrar todas as inovações que ele estava promovendo no prédio do Seminário São José para celebrar os seus 50 anos de inauguração.

Já quase no final da visita sugeri ao cônego Nelson que deveria ser fundada em Mariana uma associação dos ex-alunos dos Seminários Menor e Maior, da mesma maneira que já existia no Caraça e também na Universidade Federal de Viçosa, da qual eu participava. Ele ouviu, pensou, pensou e demonstrou interesse pela idéia.

Na primeira semana de agosto de 1984 eu estava no escritório, quando recebi um envelope grande, de cor amarela e com o timbre do Seminário São José. Ao abrir deparei-me com o programa da comemoração do Jubileu de Ouro do Seminário. Ao folheá-lo encontrei na 5ª página a programação do Dia do Ex-Aluno. Meu coração vibrou de alegria ao sentir que finalmente o ex-aluno fora lembrado. Virei a página e via que a associação fora fundada e, qual não foi o meu espanto ao ver que eu deveria ser o presidente da diretoria...

Anexo à última página do programa encontrei um bilhete, escrito à mão, do cônego Nelson que dizia: “- Fialho, não me decepcione!”

Assim, no dia 13 de agosto de 1984, o Vicente Gomes Pinto Coelho, o Márcio Emiliano e eu fomos participar das celebrações. O Vicente havia recebido o cargo de tesoureiro e o Márcio de secretário. Foi um dia de muitos encontros e de muitas emoções.

À noite houve uma sessão solene presidida pela madre Áurea. O ponto alto da sessão foi o discurso proferido pelo Vicente Nolasco, que foi o representante do ex-aluno Gerson Camata, então Governador do Espírito Santo. A ata da sessão foi feita e encontra-se em poder do Márcio Emiliano, em Ouro Preto.

Assim, logo no início de setembro iniciamos um longo trabalho, fazendo contatos e procurando os ex-alunos.

Realizamos centenas de ligações telefônicas e conseguimos, logo em julho de 1985, organizar o primeiro encontro, do qual participou e muito nos apoiou Dom Oscar de Oliveira. Nesta época ainda era reitor o cônego Nelson.

Após a substituição do cônego Nelson foi-nos negada a possibilidade de fazer os nossos encontros no prédio do Seminário, mas crescia entre nós o entusiasmo pela associação. O Hemétrio prestou uma grande ajuda pela sua facilidade em descobrir e motivar o ex-aluno para participar. O Vicente Gomes Pinto Coelho também nunca mediu esforços para que a associação se desenvolvesse. Chegamos até a realizar um mini-encontro em Ouro Preto, na residência do Márcio Emiliano. Foi uma época difícil!

Com a chegada de Dom Luciano uma nova esperança surgiu em nossos corações e esta esperança concretizou-se quando ele, Dom Luciano, veio a Rio Casca e conseguimos uma audiência. Fizemos uma rápida exposição sobre o que era a Associação dos Ex-Alunos. Ele foi muito cordial, gostou da nossa idéia e anotou em sua agenda. Ao voltar para Mariana nomeou o padre Renato Vidigal para ajudar na organização da associação e colocou o Seminário à nossa disposição. Em seguida convocou uma reunião com alguns representantes, que foram o Vicente Gomes Pinto Coelho, o Raymundo Rodrigues, o padre Renato, o Hemétrio, Dom Luciano e eu.

A sigla AEXAM foi idealizada por Dom Luciano durante a reunião e muitos outros assuntos foram tratados e resolvidos.

Esta é, em breve relato, a história do início da nossa associação.

Estive como presidente durante onze anos, ou seja, ajudei a construir os alicerces do edifício, na qualidade de um pequeno tijolo na base da fundação. Quando senti que já era hora de alguém, com mais habilidade para dirigir e promover os nossos encontros, passei sorrateiramente a presidência para o Vicente Nolasco.

Estou sempre à disposição para ajudar.

Rio Casca, 29 de maio de 2007

 
 
 
 
 

Aloísio Pereira Fialho

Márcio Emiliano de Souza

Vicente Gomes Pinto Coelho

Monsenhor Nelson Simões
Quinteiro

 

Dom Luciano Pedro Mendes
de Almeida
Vicente Nolasco Costa

 

DESENVOLVIDO POR Setembro.net