AEXAM
Associação dos Ex-Alunos dos Seminários de Mariana


Warning: include(/home2/aexammgo/public_html/rvsincludefile/pathway_ed61ae3f39913546ae411c9fcc83b43b.html): failed to open stream: No such file or directory in /home3/aexammgo/domains/aexam-mg.org.br/public_html/Obituário.php on line 230

Warning: include(): Failed opening '/home2/aexammgo/public_html/rvsincludefile/pathway_ed61ae3f39913546ae411c9fcc83b43b.html' for inclusion (include_path='.:/opt/alt/php73/usr/share/pear') in /home3/aexammgo/domains/aexam-mg.org.br/public_html/Obituário.php on line 230

OBITUÁRIO

Esta é uma página que gostaríamos de não utilizar, mas não há como dela escapar. No entanto, vamos torcer para que o número de registros seja bem pequeno e possamos passar muito tempo sem fazer inclusões.


MORRE JOÃO EFRÉM GOMES
                                                                               (Camilo José Rodrigues Pereira)


Fomos surpreendidos com o falecimento do Aexano João Efrém Gomes, companheiro e amigo em todos os momentos. João foi integrante da Sociedade Musical Sagrado Coração de Jesus, além do coral paz e amor, da mesma localidade. Amante do futebol, torcedor do cruzeiro, atuou como ponta direita da Associação Atlética Siderantim e do time do seminário menor, como ele mesmo dizia “um timaço”. Ainda em Conselheiro Lafaiete foi integrante da Banda dos aposentados, e dos corais das paróquias de Santa Terezinha, onde ajudou a formar um coro infantil, de Nossa Senhora da Luz e de São João Batista. Sempre que tinha oportunidade falava com orgulho de sua terra natal, Miguel Burnier, onde foi co-fundador da Associação dos Burnierenses ausentes. Havíamos agendado uma visita à sua querida terra, assim que ele regressasse da cirurgia da qual não resistiu. Assim que foi localizado e convidado a participar da nossa querida Aexam, passou a ser um membro atuante e sempre presente, quando chegava de um encontro já estava pensando no outro e procurava sempre novos companheiros para levar para a Aexam. João deixa esposa Ilsa Maria de Lima Gomes e filhos Alberto Lúcio Gomes e Neila Mara Gomes de Oliveira, nora Renata Flávia da Silva Gomes e genro Everton de Souza Oliveira e netos Maria Clara Gomes de Oliveira, Arthur Miguel Silva Gomes e Maria Luíza Silva Gomes.
 
 
João Efrém Gomes
Os sentimentos de todos os aexanos aos familiares do colega João Efrém Gomes.
___________________________________________________________________________________

Meus caros amigos, enquanto noticiamos, com alegria, o nascimento de um ente querido ou filho de uma amigo, com tristeza, temos o dever de anunciar o falecimento de alguém e, desta vez, é do Mons. Sebastião Raimundo de Paiva, de São João del Rei.
Ao lhe enviarmos um convite para o XXIII Encontro Anual de Mariana, recebemos a notícia pelo Padre Magela de que ele havia falecido.
A AEXAM, por seu presidente, apresenta aos familiares do Mons. Sebastião e a Comunidade Eclesiástica os nossos sentimentos pelo seu passamento, pedindo ao Criador que o receba em seu sagrado manto.



 
Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva
 
 
MONSENHOR AVELINO CANUTO MARQUES

Nasceu em Mariana no dia 19 de janeiro de 1920, dia de São Canuto, daí o seu sobrenome. Aos 13 anos ingressou no Seminário de Mariana para ordenar-se em 1943 por Dom Helvécio Gomes de Oliveira. Esteve em algumas paróquias da Arquidiocese de Mariana, especialmente a de Carandaí, de onde saiu para Ipatinga em 1960. Nessa cidade foi o fundador da Paróquia do Horto, também chamada Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança, permanecendo lá até 1968. Desligou-se da Diocese de Itabira a que pertencia a sua Paróquia e foi para a Arquidiocese de Belo Horizonte, exercendo aí uma atividade sacerdotal de 42 anos. No dia 28 de novembro de 2008, durante a missa de celebração dos 65 anos de seu sacerdócio, Dom Valmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, concedeu-lhe o título honorífico de “Monsenhor”. Em 2010 recebeu o título de Honra ao Mérito (Cidadão Benemérito) outorgado pela Câmara Municipal de Ipatinga, por ter sido o primeiro pároco da cidade e pioneiro da emancipação política do município em 1964.
No dia 7 de junho de 2011, a um mês do último Encontro, ele faleceu em Belo Horizonte aos 91 anos. Suas exéquias e sepultamento, com significativa presença de clérigos e pessoas da comunidade, aconteceram na Barão de Cocais do seu coração .
A sua presença nos Encontros Anuais da AEXAM era percebida e aguardada por todos, não só pela simpática e agradável companhia, mas especialmente pelo fato de ser o mais antigo sacerdote ordenado na Arquidiocese de Mariana em plena atividade ministerial.
E ele sempre lá estava irradiando alegria e bom humor.



JOÃO SAMPAIO PEREIRA

Em decorrência de enfarto, faleceu no dia 09 de setembro de 2011, aos 58 anos, dentro do seu carro parado à beira da rodovia, quando voltava de uma viagem de férias ao sul do Brasil, mais exatamente nas proximidades de Curitiba-PR. Estudou no Seminário Menor em 1964 e 1965. Presença constante nos Encontros Anuais da AEXAM em Mariana, ele tinha sempre casos engraçados e curiosos para contar aos que o rodeavam. Em maio de 2011 coordenou o 5º Encontro Regional da AEXAM em Conselheiro Lafaiete, onde residia e atuava como diretor de Secretaria da Vara do Trabalho. Era casado atualmente com Suely, que, pela primeira vez, o acompanhou no último Encontro Anual em Mariana. Teve muitos filhos, alguns naturais e outros adotados.
 
 
 
Certamente lhe sentiremos a falta.


Que eles requiescant in pace!

DESENVOLVIDO POR Setembro.net