O TREM QUE NÃO ERA (José Newton Garcia de Araújo)

O TREM QUE NÃO ERA

 

José Newton Garcia de Araújo

Preâmbulo

Final dos anos 50. Eram frias as noites no seminário. Frias as horas, frio o silêncio quase medieval, dezenas de crianças-adolescentes entrando naquele imenso dormitório. Para nós que despertáramos às cinco da manhã, o cansaço era tanto que nem os temores da noite, da morte, do inferno, conseguiam dar insônia. A gente até desconfiava, a ameaça do fogo eterno era um sutil cuidado do diretor espiritual para inibir nossas tentações debaixo dos cobertores. Dentes escovados, cada qual fazendo a própria cama – já se havia rezado na capela, o jantar saíra às seis, era proibido conversar, todos se recolhendo, até que o bedel apagava a luz. Cada vez menos ruídos. Era naqueles minutos próximos das nove e meia, meses longe de nossas famílias, a saudade adormecendo nossa fome, que o trem apitava lá no fundo da cidade.

Será que vou ter aqueles sonhos proibidos? Bem, se acontecer, é coisa da natureza, é o corpo poluindo o pijama e o sonho. O que restava de gozo era só a lembrança, quando a gente acordava, reconstruindo os detalhes do pecado involuntário.

– Pecado não, meu filho, você só pecará a posteriori, se contar para algum colega, aquele risinho disfarçado, imagine o tanto de gente também querendo sonhar.

– Ainda bem, padre, que não pequei. Não vou contar pra ninguém.

Pois era para nos dormir que a maria-fumaça uivava, recortando nosso desamparo infanto-juvenil, os pensamentos reprimidos e traspassados de culpa. Seus apitos se anunciavam ao chegar e, despejados passageiros e cargas, ao sair. Partia lentamente, aos poucos aumentando a marcha, até alcançar a correria máxima de um trem a vapor. Alguns Índiceapitos ainda, o ruído ritmado ia se perdendo escuro adentro, nos confins de montanhas, ali onde o ouvido nada mais alcançava. Nem sei se aquelas imagens sonoras provocavam tristeza, angústia ou mera indiferença gostosa. Era o trem, ele bastava. O trem nosso de cada noite.

Desfecho

Ano da graça de 2011. Hora e meia atrás, estava eu lendo, ao clarão de velas. A tempestade, ainda forte, apagara todas as luzes do bairro. Súbito, a rua me trouxe um ruído. Longínquo no tempo, muito próximo no entorno. Sem me dar conta, transportei-me aos escuros do grande dormitório e das tentações. Sim senhor, era o ruído daquele trem. Mas como? Não há trem nas redondezas, os prédios expulsaram, das almas e das vias, todos os trilhos e dormentes angústias. Alucinação? Que importa?, eu já estava lá nas noites do seminário, o trem chacoalhando nossas indecisões entre a graça e o pecado. Fiquei meio tonto. O remédio foi correr à janela, em pleno temporal, para tirar o véu do ruído

lá fora. Trem? Percebi melhor: era o barulho de um gerador de energia, no vizinho laboratório de análises clínicas. Este nunca para, dia e noite revelando nossas doenças e velando os lucros do dono. Fechei a janela, desencantado.

Agora que a luz voltou, também voltei ao desencanto do computador, à frieza da razão, amanhã dou aula cedo. Reaprendi, no entanto, a lição: como era gostoso o sacolejar do trem, de sua passagem efêmera, aqueles segundos de fruição e conflitos interiores embaralhados. Naquele tempo, sabíamos que ele voltaria na noite seguinte, cada noite, toda noite. E o gerador? Pobre engenhoca, seu ruído não sabe desenhar a solidão do maquinista, a mesmice servil dos trilhos, as montanhas e suas perguntas, a cada curva. No grande dormitório, viajávamos nos mistérios do trem, rumo ao desconhecido da noite e de nossos destinos. Era perigoso, mas inevitável, entrar dentro dele. Agora, cá pra nós, motor de gerador não tem a cadência de fumaças. Nem dá apertos no coração. Ruído de gerador só irrita, só irrita, só irrita, só…

Deixe uma resposta

ANO LV – NÚMERO 137

Esta é uma edição que contempla principalmente as notícias do GS58 (Grupo Sacerdotal de 1958), revista “Gens Seminarii” – Ano LV– Dezembro 2020 – Número 137.

威而鋼是治療男人陽萎

研究人員說,雖然最近宣佈降犀利士的價格和預計降低威而鋼的價格是值得歡迎的,但必須做更多的工作來改善全世界的治療指南,並擴大這些新方案的治療範圍。

  • 犀利士(Cialis)專門治療陽萎

犀利士哪裡購買

強調了擴大最近開發的勃起功能障礙藥 犀利士和威而鋼的使用範圍的必要性。相比之下,世界上大部分地區仍在使用的歷史性護理標準,在全球範圍內大約有60%的治療效果。