Começa o XXIII Encontro Anual da AEXAM Com muita alegria, muito abraço e muita emoção os ex-alunos dos Seminários de Mariana começam a chegar comemorar mais um reencontro. Como havia sido programado, o evento já começa, informalmente, na sexta-feira com a noite de queijos e vinho. Talvez o toque mais leve e interessante do acontecimento tenha sido dado pela informalidade. A descontração, a colaboração de todos, cada um se colocando a serviço do Encontro já que neste ano não pudemos para contar com a presença de muitos seminaristas que nos ajudavam foram pontos altos da noite. Como foi bonito ver as mulheres de nossos aexanos ajudando Geralda a montar a mesa de queijos e outros petiscos. Os homens arrumando o salão da melhor forma para o aconchego dos colegas. A noite de sexta-feira, de queijos e vinho foi um sucesso pela presença de aproximadamente 50 pessoas. Poderíamos descrever esta grande noite com muitas palavras, mas as imagens falam melhor.
SÁBADO DIA 26 DE JULHO
Sábado, a partir da 7h30min, já começava chegar gente para o café da manhã. Além do tradicional pão francês, o café da manhã contou com sucos, frutas, mingau, pão de queijo, presunto, queijos e outras iguarias. Foi, realmente, um bom desjejum.
CHEGADA DA SEGUNDA LEVA DE AEXANOS
Muitos ex-alunos chegaram na sexta-feira e a partir das 9 horas do sábado, começaram a chegar outros e outros ex-alunos para se juntarem ao grupo e ter aquela confraternização. Após se alojarem em seus aposentos, receberam seus crachás e se dirigiram ao salão apostólico, onde havia um bom lanche, inclusive, com uma boa pinga, principalmente, quando se aproximava a hora do almoço.
Aguardem mais fotos desta sessão
ALMOÇO DO SÁBADO
O nosso primeiro almoço transcorreu, também, em sua normalmente, já com muitos aexanos, parentes e convidados. Durante o almoço, para se ganhar tempo, o Presidente da AEXAM prestou uma homenagem ao Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa, ex-reitor do Seminário São José que fora nomeado Vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Viçosa, ofertando-lhe, em nome da AEXAM, uma placa de HONRA AO MÉRITO com os seguintes dizeres: “Ao Reverendíssimo Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa uma homenagem de gratidão da AEXAM pelo carinhoso acolhimento recebido e pela amizade dedicada aos Ex-Alunos dos Seminários de Mariana durante sua permanência como Reitor do Seminário Maior São José”.
HOMENAGEM AO CÔNEGO LAURO SÉRGIO VERSIANI BARBOSA
HONRA AO MÉRITOAo Reverendíssimo Cônego Lauro SérgioVersiani Barbosa uma homenagem degratidão da AEXAM pelo carinhosoacolhimento recebido e pela amizadededicada aos Ex-Alunos dos Seminários deMariana durante sua permanência comoReitor do Seminário Maior São José.Mariana, 26 de julho de 2014
PALESTRA SOBRE CANONIZAÇÃO
Como havia sido noticiado, o tema do encontro foi “CANONIZAÇÃO” e subtema A POSIÇÃO DOS PROCESSOS DE BEATIFICAÇÃO DE DOM VIÇOSO E DOM LUCIANO. O palestrante foi o Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa, Vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Viçosa e Postulador da Causa dos Santos para o processo de Canonização de Dom Luciano. Como já era de se esperar, foi uma excelente aula sobre o tema. Todos se sentiram iluminados pelo brilho da palestra de 70 minutos. Iniciou sua fala, mostrando o que é santidade e, para isto, a distinguiu de perfeição. “Santidade não é o mesmo que perfeição, santidade é atributo de Deus”. Disse muito bem que muitas pessoas santas não são canonizadas, vivem no anonimato e contou vários casos de pessoas que considera santas e nem por isto foram oficialmente reconhecidas. Disse da felicidade da Arquidiocese de Mariana em ter dois de seus bispos com processo de beatificação. Contou toda a vida de Dom António Ferreira Viçoso e chamou à atenção de todos para situar o santo na época em que ele viveu. Assim, contou que Dom Viçoso assumiu a diocese de Mariana numa situação muito difícil, poucos fiéis e poucos pastores e conseguiu mudar esta imagem ruim que encontrou. Sua preocupação foi além dos escravos, dos leprosos e de outros problemas maiores encontrados à época. Pensou na formação das mulheres para a vida do lar e da sociedade e, para tanto, fundou o Colégio Providência. Finalmente, disse como se encontra o processo de Dom Viçoso, o “Apóstolo de Minas”, depois de um longo período parado. Recentemente, foram reconhecidas suas virtudes heroicas, sendo chamado agora de “VENERÁVEL”. Falta, apenas, a comprovação de um milagre para ser beatificado e um segundo para ser declarado “SANTO”. Não foi diferente com relação a Dom Luciano Mendes de Almeida. Teve uma trajetória brilhante, mas sempre na simplicidade e, na maneira do possível, no anonimato. Narrou sua passagem por várias vezes e com cargos diferentes pela CNBB. Foi enfático o palestrante quando disse que o santo, via de regra, tem temperamento forte, o que não fugiu da vida de Dom Luciano,” homem de temperamento forte e explosivo. Homem meticuloso, detalhista e perfeccionista”. Finalizando, disse que a Arquidiocese já recebeu licença para abrir o processo de Dom Luciano Mendes de Almeida, agora chamado de “SERVO DE DEUS”. O palestrante foi nomeado pelo Senhor Arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha como Postulador da Causa dos Santos, isto é, aquele encarregado de fazer a petição, iniciando o processo de Canonização, tendo como primeira etapa a Beatificação. Este processo será aberto em 27 de agosto próximo. Finda sua palestra, ressaltou que sai da reitoria do Seminário Maior São José muito feliz porque está deixando um substituto à altura, salientando as qualidades de Padre Valter Magno de Carvalho.
SESSÃO LÍTERO-MUSICAL
Continuando a programação, o Presidente da AEXAM disse que dispensaria a apresentação do novo reitor do Seminário São José diante das palavras do Côn. Lauro e, por isto, passaria, de imediato, a palavra para o anfitrião saudar os encontristas. Usando a palavra, disse que, além da alegria de receber a todos, colocava a casa como se deles fossem. Comprometeu-se a ajudar a AEXAM no que fosse possível, inclusive, no que diz respeito à renovação de seus associados. Finda sua mensagem de boas-vindas, o Presidente Josué disse que, hoje, diante das novas tecnologias, não escrevemos tanto a nossa história em manuscrito, mas, nas caladas da noite pode vir a inspiração e nada melhor que uma caneta para dela se servir e escrever mais uma página de sua vida. Para marcar as BOAS-VINDAS do Padre Valter Magno de Carvalho, como reitor do Seminário São José, a AEXAM lhe oferece um mimo.
APRESENTAÇÃO DOS AEXANOS
Como o tempo não é suficiente para apresentação de todos os aexanos, o Presidente deliberou para a apresentação de, apenas os mais novos, inclusive, para motivar o ingresso de muitos destes ex-alunos na Associação e consequente participação nos encontros. Fizeram suas apresentações: Márcio Adelmo, José do Carmo Justen, Sérgio Evangelista e José Quintino Maciel, todos se comprometendo a divulgar e procurar trazer colegas novos para os próximos encontros. José do Carmo sugeriu que fosse o encontro divulgado nas paróquias por seus meios de comunicação.
HOMENAGEM PÓSTUMA
O Presidente, após dizer do sentido do item da pauta, convocou o aexano João Emílio de Souza para fazer a homenagem póstuma àqueles que faleceram de julho de 2013 a junho de 2014. Ele iniciou sua fala dizendo que nosso encontro é marcado por alegria e tristeza. Alegria pela presença de todos e a tristeza pela ausência de alguns, principalmente, daqueles que sempre vêm ao encontro e hoje se encontram junto ao Criador. Após de sua mensagem, o Presidente gritou: “João Efrém Gomes”, a assembleia respondeu: “presente”, Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva “presente”.
SURPRESA COM A CHEGADA DE JOSÉ IVANIR AMÉRICO E FAMÍLIA
Como todos sabem, nosso colega Ivanir (Mons. Américo) sofreu um acidente e ainda se encontra recuperando. Pelo que vimos, está muito bem, precisando, apenas, deixar a cadeira de rodas. Foi uma surpresa e uma grande emoção quando adentrou ao salão onde estava se realizando a sessão lítero-musical. Desejamos a ele breve recuperação.
INFORMES DA PRESIDÊNCIA
Três assuntos contaram deste item da pauta: Revista Gens Seminarii, Site e Renovação dos Associados. O Presidente disse que a Revista precisa de matéria e é preciso que os colegas a encaminhem ao futuro Presidente, pois a oportunidade é de todos e não apenas de alguns e sempre os mesmos. A mesma coisa deverá acontecer com o site. Que mandem suas notícias, seus artigos, seus poemas e suas piadas para serem publicados. 30 ANOS DA AEXAM Criada em agosto de 1984, a Associação dos Ex-Alunos de Mariana está completando, nesta data, 30 anos. O Presidente enalteceu a figura do primeiro Presidente Aloísio Pereira Fialho a quem concedeu a palavra para falar sobre sua criação. (Vejam o texto da história da AEXAM, na íntegra, na página do nosso site). Ao final, todos cantaram PARABÉNS PRÁ VOCÊ.
LANÇAMENTO DE LIVROS
Para justificar parte do título desta sessão lítero-musical, foram feitos três lançamentos de livros: Sonetos do aexano Sebastião Burgarelli; Contos, Encontros e Reencontros de Mário Cléber da Silva e o Filho de Maria de Dr. Eugênio Maria Gomes. O primeiro teve apresentação do próprio autor e a recitação brilhante de 10 de seus sonetos por Luiz Gonzaga Pessoa, Pessoínha, que, ao final, recitou um poema de sua autoria. Foi efusivamente aplaudido. Geralda Abreu fez uma breve apresentação do livro do colega Mário Cléber, uma síntese da obra e recomendando sua leitura. Por fim, o Dr. Eugênio falou sobre sua obra, biografia de Mons. Raul Motta de Oliveira que completara seus 80 anos no mês passado. Obra muito interessante e, embora muito volumosa, contudo, é de leitura agradável. Houve tarde de autógrafos.
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA – AGO
Após o encerramento da sessão lítero-musical, deveria haver um intervalo, mas o Presidente propôs à plateia continuar, abrindo a Assembleia Geral Ordinária para a eleição da nova diretoria e a aprovação das contas do biênio. Aprovada a proposição, o Presidente declarou instalada a AGO e considerando que havia somente uma chapa inscrita, solicitou ao Ex-Presidente Helvécio Antônio da Trindade que fizesse a apresentação do candidato inscrito, o aexano José Maria Gomes. Em breves palavras, sintetizou a vida pregressa do candidato, concluindo pelo que já fez, é pessoa merecedora do apoio de todos para ocupar o cargo de Presidente da AEXAM para o biênio 2014/2016. Tratando-se de chapa única e não havendo norma estatutária em contrário, o Presidente propôs à Assembleia que a eleição se fizesse por aclamação, o que foi aprovado. De pé, a Assembleia manifestou-se favoravelmente ao candidato, aplaudindo-o. À vista da manifestação da Assembleia, o Presidente declarou eleito o aexano José Maria Gomes para o biênio 2014/2016. Ato contínuo, seguiu-se a leitura do termo de posse pelo 2º Secretário José Amilar da Silveira, esclarecendo que, embora a posse fosse naquela data, o exercício, todavia, terá início em primeiro de agosto de 2014 e término em 31 de julho de 2016. Foi dada a palavra ao Presidente eleito e empossado que dirigiu à Assembleia, dizendo, entre outras coisas, o que pretende fazer à frente da Associação. Após suas palavras, passou à posse de sua diretoria, inciando-se com a leitura do termo de posse pelo Secretário José Amilar da Silveira. A diretoria ficou assim constituída:
Presidente: José Maria Gomes; Vice-Presidente: Josué Silva Abreu, Diretor Primeiro Secretário: José Amilar da Silveira; Diretor Segundo Secretário: Walter Araújo de Freitas; Diretor Primeiro Tesoureiro: Marco Túlio Vieira Torres; Diretor Segundo Tesoureiro: Tomé Gomes da Silva; Diretor Social: Helvécio Antônio da Trindade; Representante dos Seminários de Mariana: Padre Valter Magno de Carvalho. Conselho Fiscal Titulares: José Nassif Antunes; João Gabriel Teixeira e Antônio Dinilton de Carvalho. Suplentes: Geraldo Eustáquio Ferreira; Antônio Pacheco dos Santos e José Guido Ribeiro. Assessores: Assessor jurídico: Olavo de Oliveira Camelo Assessores Especiais: Vicente Gomes Pinto Coelho e Luiz Flaviano Futado. Assessor de Informática: Mário Cléber da Silva. Assessores de Comunicação e Imprensa: Josué Silva Abreu, Helvécio Antônio da Trindade e Paulo Roberto Magalhães. Assessores de Logística para os Encontros da AEXAM: Márcio Oliveira de Araújo, Raimundo Luiz Fernandes, Antônio Veríssimo Fernandes, Camilo José Rodrigues Pereira, Aloísio Pereira Fialho e Luiz Flaviano Furtado.
NOITE DE CONFRATERNIZAÇÃO
A noite de confraternização começou parecendo que iria durar pouco e desanimada em virtude da chuva fina que caiu o dia inteiro. Não foi possível a fogueira nem mesmo o uso do palco que já estava montado. O pessoal se acomodou nos corredores e no salão apostólico. Alguns ficaram mais próximos ao churrasquinho, onde, também, se encontrava cerveja. No salão, impecável som do músico, nosso aexano Rogério Moreira Campos. O que parecia um fracasso, tornou-se uma noite inesquecível. Mais ao final da noite, amontoaram-se perto do teclado e a cantoria foi noite a dentro. Além dos nossos colegas cantores: Dinilton, Helvécio, Rosana e outros, tivemos a grande colaboração dos medianeiros Betão (Roberto Avelar) e Eduardo.
DOMINGO – 27 DE JULHO
Seguiu-se a rotina do sábado: despertar, desjejum, bate-papo e preparação para a Santa Missa na Capela do Seminário. Às 10 horas em ponto, o comentarista iniciou a celebração, seguida do Veni Creator pelos aexanos que, na véspera, havia ensaiado. A missa foi celebrada pelo Senhor Arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha e concelebrada por Mons. Raul Motta, Mons. Chamel, Pe. Valter Magno e Pe. Venuto. Foi comentarista o Presidente Josué Abreu e ajudante (coroinha) Vicente Gomes Pinto Coelho. No coral, foram solistas João Emílio de Souza e José Miguel. Segundo alguns comentários, foi a missa mais emocionante dos últimos encontros, ressaltando a sintonia dos membros do coral e a maviosa apresentação dos solistas. Muitos disseram da emoção e da espiritualidade que sentiram com a missa na Capela. (Aguardem mais fotos da Missa)
TRADICIONAL FOTO NA ESCADARIA DO SEMINÁRIO MAIOR
A chuva não perdoou e nem permitiu que a foto fosse tirada na tradicional escadaria do Seminário. Foi preciso que se acotovelassem todos nas escadarias internas que davam para o 3º andar. O local é muito bonito, mas não foi suficiente para acomodar todos os presentes.

Presidentes da AEXAM presentes ao Encontro com o Presidente eleito: Aloísio Fialho, Helvécio, Rosana, João Gabriel (Japão), Josué, Geralda, Rosa Gomes e José Maria
ALMOÇO DE DESPEDIDA O almoço foi antecipado em virtude da chuva para possibilitar o retorno dos aexanos com maior segurança nas estradas. Durante este almoço, o Presidente agradeceu a todos que colaboraram para a realização do evento: Dom Geraldo, Pe. Valter, todos os aexanos e toda retaguarda que, carinhosamente, preparou toda a comida e toda recepção dos participantes deste encontro. Para encerrar, o Presidente desejou a todos um feliz regresso, anunciando o próximo encontro para os dias 17, 18 e 19 de julho de 2015. (Aguardem fotos do almoço de despedida)
FIM DO XXIII ENCONTRO ANUAL DA AEXAM
PÓS ENCONTRO
Após o Encontro, chegaram algumas mensagens que transcrevo abaixo.
Prezado Presidente Josué,
cumprimento-o pelo belo Encontro Aexano, feito com muita alegria, descontração, amizade e envolvimento. Receptivos e carinhosos, você e Geralda criaram-nos o agradável ambiente para o reencontro com o lugar, as coisas e, principalmente, os colegas do Seminário. Foi muito bom!
Era necessário o agradecimento público a vocês, durante a reunião do sábado ou ao final do almoço de domingo, para que todos os presentes, beneficiários de seus carinhos, se manifestassem calorosamente.
Tal não se deu e, ainda que em duas oportunidades lhe tenha manifestado o meu reconhecimento, sinto-me devedor por isso. Tento redimir-me agora, não só apresentando-lhes o nosso sincero agradecimento (tenho a pretensão de falar em meu nome, da Rosana e de todos os aexanos e familiares que lá estiveram), como também copiando esta modesta mensagem àqueles de quem tenho o endereço eletrônico para que a ecoem.
Sem dúvida, a sua presença à frente da nossa AEXAM ficará marcada pela generosidade e dedicação com que se envolveu à causa e fico feliz por ter acertado na sua escolha, pois a AEXAM ficou um pouco maior.
Muito obrigado, meu amigo!
Helvécio Trindade
************************************************************************
Aexanos,
Também faço minhas as palavras do Helvécio, apenas acrescentando que a missa dominical no Seminário Maior foi a mais bela, com seu coro bem orquestrado pelo maestro Dadinho e pelos solistas, de todos os encontros de que participei. Abraços a todos de Pessoinha.
**************************************************************************
Em 28 de julho de 2014 14:36, Sergio Evangelista de Oliveira <Sergio.E.Oliveira@receita.fazenda.gov.br> escreveu:
Com toda a certeza, faço minhas as palavras do Helvécio e agradeço a todos e, especialmente, a Josué e Geralda, pela receptividade que sempre têm com a turma dos “mais novos”, Foi com uma agradável sensação que efetuamos, eu, Deise, minha mulher e os filhos a viagem de volta para casa. Já na expectativa de que o próximo encontro seja recheado como sempre de calorosa recepção, músicas e vozes de alto valor e muita carga emotiva. Um abraço e obrigado a todos.
Sérgio Evangelista de Oliveira
Analista Tributário
************************************************************************
Queridos amigos:
não poderia deixar de externar aqui neste forum, a alegria da qual estou possuído por ter sido convidado a participar da Confraternização dos Aexanos em Mariana no período acima citado. Foi bom demais: paz, recrudescimento das amizades já consolidadas (cheirou até a pleonasmo, heim), novas amizades, um banho de cultura, religiosidade, muita e boa comida, bebida ao pé de cada gosto, muita fartura,música no ar…Meu sincero e profundo agradecimento aos convites que recebi da parte de Josué, Helvécio, Pacheco e Dinilton, além da gostosa convivência destes e de suas queridas, e ainda dos amigos Djalma e Eduardo. Gostaria muito que minha gratidão chegasse aos ouvidos dos Aexanos. Parabéns a todos!
Betão.
Atenciosamente,
Roberto R. Avelar
**************************************************************************************************
Dinilton respondeu ao Betão:
Hai detto la verità, Bertone, e molto bene scritto.
Voglio anche io dire la stessa cosa.
Vediamo se il prossimo anno abbiamo aumentato il nostro numero di partecipanti e tutti sapremo quanto è buono l’incontro.
Un abbraccio.
Grazie a tutti.
Josué, adorei o passeio ao seminário.Arnaldo Dutra
É nosso ambiente, nossa familia.
Agradeço mto sua participação como presidente da aexam.
Abs
*************************************************************************
Caríssimos Josué e Geralda,
O Helvécio expressou muito bem a gratidão de todos: vocês foram muito dedicados e competentes na condução da AEXAM e fizeram muito bem a todos nós! Que Deus os abençoe sempre!
Com o abraço amigo do Côn. Lauro.
Caríssimos Helvécio, Rosana e demais amigos aexanos, ontem à noite, recebi do casal Rosana/Helvécio um e-mail que transcrevo na íntegra.
“Queridos,
Geralda e Josué.
A saída sempre tumultuada do seminário não nos permitiu parar e falar de um sentimento já pensado e analisado. Se fosse preciso resumir o que vocês dois representam para nós como amigos e o que foram na presidência da AEXAM, a palavra seria CARINHO. O jeito de vocês e as coisas que vocês fazem têm este toque, este tipo de amor. Portanto, agradecemos o carinho com o qual vocês permeiam a nossa amizade e a responsabilidade à frente da AEXAM nesses dois anos. Foram confraternizações recheadas de bombons e vasos de plantas especiais, reuniões em sua própria casa com caldos e guloseimas feitas pelo nosso gourmet, casa aberta e coração aberto. Sem falar nos preparativos do encontro como estratégias, compras, arrumações, carregamentos.
Valeu muito!
O XXIII Encontro foi ótimo, fez muita gente feliz e continuamos construindo uma história do passado no presente.
Agradecemos a Deus tê-los em nossa vida e desejamos muita saúde e felicidade para vocês e a linda família que construíram.
Com o mesmo carinho,
Rosana e Helvécio”.
Em resposta a este e-mail, assim nos manifestamos:
“Meus caros amigos, Rosana e Helvécio, realmente, diante não só do tumulto, bem como do cuidado com os “finalmentes”, acabamos sem muito tempo para falar com todos na saída. Seu reconhecimento pelo que fizemos é mais fruto de nossa sólida amizade e da grandeza do coração de vocês do que a realização de nosso trabalho. Entretanto, se algo de bom foi realizado, vocês foram, em parte, responsáveis não somente pela nossa indicação à Presidência da AEXAM, como pelo exemplo que vocês deixaram de administração e organização. Evidente que temos muito cuidado com aquilo que assumimos. As falhas que sempre existem nós atribuímos às nossas deficiências como seres humanos, mas não pela vontade deliberada de fazê-las. Se não foram muitas é porque muitas vezes nos espelhamos em vocês. Reconhecemos, entretanto, que nosso entusiasmo, nossa força de trabalho e nossa hospitalidade são atitudes inerentes à nossa vida, talvez seja mesmo pela nossa origem. Somos muito festeiros. Finalmente, meus amigos, de coração, agradecemos esta manifestação de carinho que é própria de pessoas generosas como vocês. Um grande abraço.
Geralda e Josué”
Pensamos até em colocar esta mensagem no site, mas ficamos com receio de não nos entenderem bem. Como o Helvécio se manifestou, novamente, por e-mail com cópia para o grupo, sentimo-nos mais à vontade de tornar público sua mensagem para estimular à aqueles que não foram se encorajarem a participar dos próximos encontros. Assim, repetimos nossa manifestação acima, dizendo a todos que o encontro foi bom porque vocês compareceram e estavam de espírito aberto para encontrar seus colegas que há tanto não viam. E foi bom que encontraram o ambiente favorável. Agradecemos penhoradamente a todos e esperamos que os próximos encontros sejam melhores, pois, estamos deixando a presidência e não a EAXAM. Um grande abraço a todos.
Josué e Geralda
*****************************************************************************************************************************************
Geralda e Josué,
Parabéns pela condução do encontro da Aexam.
Obrigado pelo carinho que você nos proporcionaram. Rosa Beatriz estava muito feliz pelo ambiente que vocês proporcionaram. Gostou muito do carinho da Geralda e de outras esposas dos aexanos.
Um abraço.
Ramiro Canedo
**********************************************************************************************************************************************
|
Caro Josué,
boa tarde!
Você terminou seu mandato brilhantemente. O XXXIII Encontro da Aexam foi muito bom. O sucesso pode ser medido pela satisfação, pela alegria e pelo entusiasmo dos ex-alunos, familiares e convidados presentes. Valeu a pena! Você e Geralda e sua equipe estão de parabéns!
Seguem as fotos que a Sandra fez. Infelizmente, algumas ficaram trêmulas e não servem para o que você precisa. Foram deletadas.
Abraços meus e da Sandra para você e Geralda.
J Amilar
***********************************************************************************************************************************************
Faço coro, com todos os Aexanos, com as belas e verdadeiras palavras do nosso colega Helvécio, agradecendo ao Josué e seus colaboradores pelo belo trabalho realizado na Presidência da nossa AEXAM. Quero tornar público, também, o meu agradecimento pessoal, não só ao Josué mas a todos os amigos presentes, Aexanos ou não, pela calorosa recepçao que deram ao lançamento do meu livro “SONETOS”. Agradeço, também, ao Luiz Gonzaga Pessoa pelo brilhantismo que concedeu ao evento com a sua participação ativa.
*************************************************************************************************************************************************
Em 04.08.2014 09:21, Roque Camêllo escreveu:
Prezado colega Josué,
Quando nos encontramos no inicio da nossa reunião em Mariana, saudei-o “salve, nosso presidente”! E você sempre alegre e gentil: “Até o dia 31”.
Fiquei pensando: enganou-se o Josué. A presidência da AEXAM não tem data de validade. Não terminou. Agora, você, o Helvécio e todos os anteriores são nossos Presidentes Eméritos. É algo proveniente do mérito pelo muito que você e os demais com suas respectivas diretorias fizeram pela Instituição. Sei como é difícil manter de pé qualquer organização sem fins lucrativos, principalmente “sui generis” como a AEXAM cujo número de integrantes não aumenta porque a “fila anda”.
A AEXAM, contudo, se mantém firme e forte em razão de seus lideres e pelo sentimento amoroso e amigo daqueles que, um dia, passaram pelos umbrais quase tricentenários do Seminário. Como marianense, sinto-me orgulhoso da nossa AEXAM porque é muito importante para Mariana ter um grupo proveniente de lugares diferentes e distantes que não a esquece e lhe dedica sua reverência.
Parabéns, Josué, por seu período presidencial, cumprimentos que estendo a todos que compuseram as diretorias anteriores. Merecem-no também e com justa razão as esposas, verdadeiras forças propulsoras de nossa Associação.
Agora entra em cenário José Maria com sua esposa Rosa. Temos certeza de que será mais um período profícuo e de grandes realizações, sobretudo porque José Maria, além de dedicado à AEXAM, é um cidadão de larga experiência administrativa e de liderança e contará com auxiliares competentes.
Um fraterno abraço meu e da Merania a você, à Geralda e a todos os colegas da AEXAM.
Roque Camêllo
Josué responde:
Caro amigo e colega Roque, nossa Associação é boa e próspera porque temos colegas de sua estirpe. Pessoa que ama a AEXAM, que participa, que promove eventos em nome dela para seu engrandecimento e maior representatividade junto à comunidade marianense e, porque não dizer, mineira. Orgulho-me de ter você como membro de nossa Associação. Obrigado por suas palavras. Um grande abraço extensivo à amiga Merania.
Josué
Embora, sempe honrado pelo convite, ainda não participei desta festa maravilhosa, parabens pela organização; espero, (sempre espero) comparecer.
Caro José Flávio, quem sabe na próxima. Agende a data: 17,18 e 19 de julho de 2015. Abs
Josué
Encontro de 2014 em noss querida Mariana foi de deixar muitas saudades, com aquela alegria contagiante e onde notava-se uma amizade sincera de toda a nossa turma que frequentamos os estudos nesta cidade e nunca esquece- mos um do outro, porque foi uma convivência sadia e du- radoura, hoje estendida para nossas familias, como eu, que estive com esposa, filha, neto e genro, e, todos muito bem servidos e novas amizades. Até o próximo encontro e abraços de: Antoninho, Maria Helena, Daniela, Gabriel e Helvio – Itabira – MG
Obrigado, meu caro Antoninho. Um grande abraço extensivo à família.
Josué