BILHETE DE JOÃO BATISTA AOS MENINOS (AEXANOS)

JOÃO BATISTA

João Batista Ferreira – palestrante do XXII Encontro Anual da AEXAM

Dileto Josué,

Boa tarde!

Acabo de receber sua mensagem delicada e amiga, comunicando-me a realização do XXIII encontro da AEXAM. Embora às portas do encontro, não seria impossível estar com vocês, não fosse compromisso inadiável aqui no Rio.

Ouça e acolha minha torcida para que o evento tenha a magnitude dos anteriores e celebre a fraternidade na alegria e saudade da rapaziada.

Cumprimento a todos. Agradeço-lhe o convite e anexo um bilhete para os “Meninos de Mariana”.

Com muito afeto,

João

CARTA ABERTA AOS “MENINOS DE MARIANA”

Acontece, sábado, o XXIII encontro da AEXAM. Daqui do Rio vou cantar com vocês o GAUDEAMUS IGITUR, JUVENES DUM SUMUS!!!

O que me ocorre dizer-lhes do fundo do coração é justo gritem como os meninos do século XIII, nos corredores da Alma Mater: ALEGREMO-NOS!

Mariana é a primeira caput das Minas Gerais por ter sido generosa no ouro, produzindo mais que qualquer outra cidade da capitania e, por isso mesmo, se fez capital. Hoje, integra o invejável círculo ferrífero do país.

Mariana tem Athayde, celebrando na pintura a fé. Envaidece-se com Alphonsus de Guimaraens, encantando na poesia a cidade.

Mariana louva a Deus nos templos seculares de seus quadrantes, onde a Sé, arqueada pelo tempo, é expressão sólida e comovente da religiosidade de seu povo.

Mariana não se pensa completa sem os Seminários, magnânima seara do clero e da intelectualidade do Brasil. Vai além e faz dois santos, Viçoso, que já tem assento nos altares, e Luciano Mendes, que já começa a pisar os degraus do altar.

Se Mariana tem ouro, se ferro não lhe falta, se abriga a arte, se testemunha a fé, se nos dá santos, orgulha-se de seus “meninos” que são ouro, ferro, arte, poesia, fé, cultura e santidade.

Fraterno abraço a todos vocês da AEXAM!

João Batista

23/07/14

Deixe uma resposta