Dom Odilon Moreira

 

 

DOM ODILON GUIMARÃES MOREIRA - REC

DOM ODILON GUIMARÃES MOREIRA - LOGOO 4º Bispo da Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano, Dom Odilon Guimarães Moreira, nasceu no dia 09 de janeiro de 1939, em Presidente Bernardes – MG, Filho de José Emereciano Moreira e Minervina Guimarães Moreira. É o terceiro filho entre quinze irmãos. Batizado em 21 de janeiro de 1939 e crismado no dia 09 de setembro de 1945.

Em 1952, aos 13 anos, foi morar em Inhapim – MG, à beira do Rio Caratinga. Fez admissão no Pré-seminário Nossa Senhora das Graças em Inhapim, juntamente com o Pe. Othon Fernandes Loures. Não tendo como continuar os estudos, Pe. José Geraldo das Mercês lhe popôs custear seus estudos.

Foi para Correas, Petrópolis-RJ no ano de 1956, onde permaneceu até 1961. Ali fez as outras quatro séries e o colegial no Seminário Nossa Senhora do Amor Divino. Em Mariana-MG, no ano de 1962, fez Filosofia em 3 anos e 2 anos de Teologia, permanecendo no Seminário São José, de 1962 a 1966.

No ano de 1967 foi para Belo Horizonte – MG, fazer os dois últimos anos de Teologia, residindo no Seminário Maior do Coração Eucarístico de Jesus. Foi Ordenado Sacerdote em São João do Oriente – MG, no dia 23 de janeiro de 1969, por Dom José Eugênio Correia, Bispo Diocesano de Caratinga.

Foi professor de Matemática durante vários anos em Caratinga. Neste mesmo tempo, Vigário Ecônomo em Santa Bárbara do Leste, por 2 anos, professor e diretor espiritual do Seminário Nossa Senhora do Rosário em Caratinga. Exerceu a função de Coordenador de Pastoral na Diocese de Caratinga por 2 anos.

Em 04 de agosto de 1999, foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória – ES. Sua sagração episcopal foi em 24 de outubro de 1999, em Carangola – MG, pelo arcebispo de Vitória, Dom Silvestre Luís Scandian, Dom José Eugênio Correia e Dom Hélio Gonçalves Heleno. E em 07 de novembro, foi empossado na Arquidiocese de Vitória. Tendo como lema “Ita Pater” (Sim ó Pai), colocou-se inteiramente a serviço do Reino.

No dia 22 de janeiro de 2003, foi nomeado Bispo da Diocese de Itabira Cel. Fabriciano. Em 30 de março de 2003, empossado como Bispo Diocesano de Itabira Cel. Fabriciano, onde sempre deu ênfase ao serviço de animação vocacional.

Dom Odilon Guimarães Moreira, atual bispo emérito dessa Igreja Particular, trabalha atualmente como Administrador Paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Esperança em Ipatinga-MG.

Fonte: Cúria Diocesana

Foto: YES!Fotografia

Matéria enviada pelo aexano Antoninho Cipriano de Freitas

,

Deixe uma resposta