Recebemos, tardiamente, o convite do nobre colega João Mariosa para sua posse na Academia de Letras de Brasília, evento ocorrido no dia vinte e cinco de setembro passado, ocupando a cadeira de número VII, patroneada por João Francisco Lisboa. Infelizmente, a AEXAM não se fez representar, mas aproveita a oportunidade para parabenizar o colega por mais esta constatação pública de sua inquestionável cultura literária.
João de Assis Mariosa, como era conhecido por todos nós, adotou o nome de família “Mariosi” após seu processo de cidadania italiana.
João Mariosa, após seus estudos no Seminário Maior de Mariana, cursou direito e fez carreira na Magistratura. Inicialmente, prestou concurso público para Juiz de Direito em Minas Gerais e, posteriormente, no Distrito Federal, chegando ao cargo de Desembargador do TJDF, tendo, ainda, assumido a presidência dessa Corte. Aposentou-se recentemente. Além destes cargos e encargos, não lhe faltou tempo para escrever, razão de ser, hoje, um dos imortais da Academia de Letras de Brasília. Dentre outras obras, publicou: Posse do Herdeiro, Posse Hereditária, Direito Previdenciário e Religiosos, Exclusão Ocidental do Brasil, Medida Provisória/Absolutismo do Executivo, Poemas e Contos, Estudos Jurídicos e Desafios e Poesias.