Laçamento do livro de Tereza Rezende

CONVITE LANÇAMENTO DO LIVRO DE TEREZA

clique no cartão para ampliar

Caros colegas, como já vem sendo veiculado por e-mail, nossa amiga Tereza Rezende, esposa do aexano Antônio Claret Rezende fará o lançamento de um livro sobre a colonização japonesa no Brasil. Vamos prestigiar o evento.

 

 

 

 

TEREZA HATUE DE REZENDE LANÇA LIVRO NO AUDITÓRIO DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DA UFMG EM BELO HORIZONTE

O Auditório do Conservatório de Música da UFMG, em Belo Horizonte, viveu, ontem à noite, um grande momento com o lançamento do livro da escritora nipo-brasileira Tereza Hatue de Rezende, intitulado “Ryo Mizuno”, o precursor da imigração japonesa no Brasil.

 

DSC00890

Dr. Roque Camêllo – Presidente da Academia Marianense de Letras

A abertura da sessão esteve a cargo do Presidente da Academia Marianense de Letras, Dr. Roque de Oliveira Camêllo, dizendo da importância daquele momento para a cultura brasileira e, de modo especial, a mineira. Que as duas entidades que estavam promovendo aquele lançamento têm em seus objetivos divulgar a cultura e uma obra como a da escritora Tereza enobrece estes entidades.

DSC00892

Josué Silva Abreu – Presidente da AEXAM

Em seguida, foi dada a palavra ao Presidente da Associação dos Ex-Alunos dos Seminários de Mariana, Josué Silva Abreu que, em síntese, corroborou com as palavras do Presidente Roque Camêllo e colocou a sessão lítero-musical do XXIII Encontro da AEXAM, a se realizar em Mariana, neste final de semana, à disposição da autora para um novo lançamento de sua obra.

Como elemento surpresa do evento, o Presidente Roque Camêllo anunciou a declamação do poema a “Dom Viçoso revisita a Cartuxa” pela Sra. Laene Freire. Este poema se encontra inserido na Gens Seminarii de nº 14, página 32/33.

Após este introito, a escritora Tereza falou sobre sua obra de maneira fácil e agradável, encantado a todos os presentes.

RYO MIZUNO REC

Tereza Hatue de Rezende é nissei, casada com o colega Antônio Claret de Rezende. Ela é especializada em Literatura Brasileira, mas, não fugindo às suas origens, sempre se interessou sobre a cultura japonesa. Desde sua juventude que pesquisa a vida de Ryo Mizuno até se materializar na primeira edição deste livro em 1991. Ela não parou por aí. Continuou pesquisando e agora lança a segunda edição ampliada.

DSC00895

Tereza Hatue de Rezende

Ela narra a vida de Ryo Mizuno, o homem que batalhou literalmente para o desenvolvimento da imigração japonesa no Brasil, considerando o seu precursor. Inicialmente, disse ela, os japoneses vieram como simples trabalhadores nas fazendas de café.  Posteriormente, Mizuno obteve apoio do Governo Japonês para enviar os imigrantes às colônias japonesas como proprietários de pequenas áreas.

Mizuno imigrou com sua família, fixando-se no Paraná. Depois, ele vai ao Japão em busca de recursos para a Colônia Alvorada no Paraná, porém a Guerra o impediu de retornar, fazendo-o somente em 1951 com apoio de amigos. Faleceu em 1952 com 92 anos.

Após sua brilhante apresentação, seguiu-se um momento de perguntas e depoimentos relacionados ao tema.

Ao final, seguiu-se a noite de autógrafos.

Estiveram presentes representando a AEXAM: Josué Silva Abreu, Helvécio Trindade, Rosana, João Mariosa, Antônio Pacheco, Beatriz, além do Presidente da Academia Marianense de Letras, Roque Camêllo e sua esposa Merania. Antônio Claret de Rezende, esposo da autora, Tereza Hatue e Rezende, também é aexano.

 

DSC00900 DSC00897 DSC00892 DSC00891 DSC00890 DSC00889

Deixe uma resposta