XXV ENCONTRO ANUAL DA AEXAM – APRESENTAÇÃO DO CORAL MONLEVADE

FOTO CORAL MONLEVADE

Coral Monlevade

I – Sobre o Coral Monlevade

O Coral Monlevade, fundado em 26 de maio de 1963 por seu atual Maestro, Prof. Luciano Clemente Mendes Lima, constituiu-se por longos anos em única entidade cultora e difusora do canto coral no município de João Monlevade e região. A partir de 1972, o Coral passou por grande apuro técnico, tornando-se um dos melhores do estado de Minas Gerais. Tendo funcionado ininterruptamente por quase trinta anos, a alta rotatividade de seus componentes aliada à ausência de recursos técnicos e financeiros para investir na renovação de seus quadros confluíram em frequentes interrupções de suas atividades, paralisadas de vez em 2005.

Não obstante os períodos de ”recesso”, fez história na cidade, apresentando-se inúmeras vezes em eventos cívicos, culturais e religiosos, participando de eventos regionais e nacionais e projetando o nome da cidade além das fronteiras do estado. Tendo contribuído na formação de outros coros, a ocorrência de seu 50º Aniversário oportunizou sua reativação e revitalização.

Em 2015 o Coral Monlevade executou projeto aprovado pelo Ministério da Cultura (Lei Sérgio Rouanet), com o incentivo cultural das empresas do Grupo Embraterr. O Projeto, constante de dez apresentações, teve seu clímax no recente Recital de Gala, coroado de sucesso.

Cumprimentando os ilustres integrantes da AEXAM, o Coral Monlevade participa com alegria deste seu XXV Encontro desejando a todos muito sucesso em suas realizações.

II – Maestro

O Maestro Coral Monlevade, Luciano Clemente Mendes Lima, é licenciado em Filosofia pela UFSJ e graduado em Regência Coral pela UFMG. Com reconhecida experiência em Regência Coral, função que exerce desde a adolescência, como aluno de seminário redentorista, fundou e dirigiu diversos corais ao longo de sua trajetória, entre os quais o Coral Monlevade. A par dessa profícua trajetória como maestro, é arranjador competente e compositor consumado e criativo de inúmeras peças musicais, a maioria delas escritas especificamente para Corais. Mantendo trânsito fácil com maestros, dirigentes, compositores e personalidades ligadas ao Coral, é amplamente conhecido no meio e constitui-se, indubitavelmente, em referência nacional em Música Coral.

III – Número de cantores: aproximadamente 24 cantores

Notas do Editor (Josué Silva Abreu).

DADINHO

Geraldo Eustáquio Ferreira – Dadinho

 

Geraldo Eustáquio Ferreira, nosso conhecido Dadinho, é o responsável pela apresentação que o Coral Monlevade fará no XXV  da AEXAM em Mariana, no dia 9 de julho deste ano. Dadinho é de João Monlevade e é aexano. Após sair do Seminário, radicou-se em sua terra natal. Eu tive o privilégio de conviver com ele, em Mariana, no Seminário Maior e, em Monlevade, na PUC/MG, quando cursamos letras. Fomos colegas de profissão (magistério) em Monlevade. Além de sua atuação em cursos fundamental e médio, foi, também, professor universitário, já tendo se aposentado. Na constância de suas atividades profissionais, militava, com assiduidade, na vida da Igreja e cultivava, com esmero, a Arte, o que continua fazendo após sua aposentadoria.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>