AEXAM
Associação dos Ex-Alunos dos Seminários de Mariana


Warning: include(/home2/aexammgo/public_html/rvsincludefile/pathway_2477481e1fbd94e68c4d206461686c53.html): Failed to open stream: No such file or directory in /home3/aexammgo/domains/aexam-mg.org.br/public_html/João-Bráulio-Moinhos-de-Vilhena-Júnior-.php on line 230

Warning: include(): Failed opening '/home2/aexammgo/public_html/rvsincludefile/pathway_2477481e1fbd94e68c4d206461686c53.html' for inclusion (include_path='.:/opt/alt/php80/usr/share/pear:/opt/alt/php80/usr/share/php:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /home3/aexammgo/domains/aexam-mg.org.br/public_html/João-Bráulio-Moinhos-de-Vilhena-Júnior-.php on line 230
 
João Bráulio Moinhos de Vilhena Júnior- AEM e PC - Campanha- MG - Nasceu em 23 de julho de 1.860. Fez o curso de humanidades no Seminário de Mariana. Formado pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1.886, além de profissional de reconhecida competência, era jornalista brilhante, político de grande prestigio, orador fluente e parlamentar respeitado e atuante. Em 1.893 foi eleito deputado, tomando parte na sessão legislativa desse ano e do seguinte do Congresso do Estado de Minas Gerais.
Voltou a ser eleito nas legislaturas de 1.903 e 1.906, tendo sido nessa última, Presidente da Câmara. A sua atuação na legislatura Mineira foi das mais marcantes e fecundas, destacando-se no plenário com orador de largos recursos e nas comissões de saúde e de orçamento com os seus aprimorados conhecimentos dos assuntos a elas pertinentes. No governo do grande estadista Dr. João Pinheiro da Silva passou a ocupar a importante Secretaria das Finanças do Estado de Minas Gerais. Homem público de grande prestigio político e com extraordinária visão de futuro, o Dr. João Bráulio Júnior seria o sucessor do Dr. João Pinheiro - e com aval deste - na governança do Estado de Minas Gerais. A 23 de julho de 1.907. empreendeu viagem a Europa em Missão oficial do governo Mineiro para resolver assunto de natureza financeira do governo Mineiro e, também, para tratamento de saúde. Em principio de 1.908 foi operado de antiga enfermidade, em Loussanne, na Suíça.
Regressando a Paris mais tarde, com seus familiares, sofreu gravíssimo acidente de automóvel, quando deixava um templo que fora visitar, próximo ao centro da cidade Luz, vindo a falecer, apesar dos socorros médicos, só se salvando a sua esposa, uma filhinha de pouca idade e uma criada que também ocupava o veículo sinistrado.
 
 

 
 

DESENVOLVIDO POR Setembro.net