AEXAM
Associação dos Ex-Alunos dos Seminários de Mariana


Warning: include(/home2/aexammgo/public_html/rvsincludefile/pathway_3ec648092c473248c613018bbeda42f6.html): Failed to open stream: No such file or directory in /home3/aexammgo/domains/aexam-mg.org.br/public_html/Vicente-Nolasco.php on line 230

Warning: include(): Failed opening '/home2/aexammgo/public_html/rvsincludefile/pathway_3ec648092c473248c613018bbeda42f6.html' for inclusion (include_path='.:/opt/alt/php80/usr/share/pear:/opt/alt/php80/usr/share/php:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /home3/aexammgo/domains/aexam-mg.org.br/public_html/Vicente-Nolasco.php on line 230
 
VICENTE NOLASCO COSTA
Julho de 1995 a julho de 2000
 
 
Foi um dos quatorze filhos de Antônio da Costa Porto e Germana Rodrigues Bragança. Na modesta casa de um lavrador, que ficava na região rural de Itabira/MG, nasceu no dia 31 de janeiro de 1926. Na companhia de irmãos freqüentou a escola rural.
 
As dificuldades e males por que passavam todos na casa vitimaram alguns na infância. Ele mesmo, aos onze anos, sofreu um sério acidente que o deixou frágil durante algum tempo.
 
Adolescente ainda, empregou-se Companhia Morro Velho, em Nova Lima e na Mineração Trindade em Barão de Cocais. Por causa de um acidente de trabalho foi internado no hospital de Sabará, onde, por desígnios de Deus, conheceu o vigário que o encaminhou ao Seminário Menor de Mariana.
 
Sem recursos para manter-se, obteve de Dom José Lázaro Neves, recém-nomeado bispo de Assis/SP, toda a ajuda financeira de que necessitava, durante todo o tempo em que lá esteve.
 

Estudou no Seminário Maior São José até o segundo ano de filosofia, de onde saiu em 1954.

No ano seguinte ingressou na Escola de Farmácia de Ouro Preto. Lá só ficou um ano, pois aceitou o convite para tornar-se professor e vice-diretor do Colégio Santa Rita, em Sabará/MG.
 
Nesta cidade estendeu suas atividades como vereador, presidente da Câmara Municipal, presidente do Conselho Vicentino, presidente da Congregação Mariana e presidente do PSDB.
 

Formou-se na Faculdade de Direito da UFMG em 1964.
Mudou-se para Itabira onde dirigiu o Colégio Estadual.

Por concurso público tornou-se promotor de justiça e exerceu suas atividades em diversas comarcas. Aposentou-se quando titular em Vitória/ES.
 
Na sua vida várias responsabilidades o ocuparam: foi assessor do Procurador Geral da Justiça, do Corregedor Geral, de desembargadores e professor de Direito Penal na Universidade de Vila Velha/ES.
 
Conheceu Dalva Stela do Espírito Santo em Ouro Preto, quando estudava na Escola de Farmácia, através do cupido Dom Francisco Barroso Filho, bispo emérito de Oliveira, então seminarista. Com ela se casou e tornaram-se pais de quatro filhos e avós de dois netos.
 

Estudioso e pesquisador das letras, Vicente Nolasco sempre deixou que a sua verve poética desabrochasse espontaneamente. É um dos trezentos autores do livro “Trovadores do Brasil”. Publicou “A Grande Vitória”, “Poligrafia”, “Conte Comigo” e “Ensaios de um Sonhador”.

São de seu canteiro poético:

Aluno de Mariana
sob os olhos de Maria,
tua luz jamais se empana,
seja noite ou seja dia.
Mineiro de Itabira
tenho certeza, não erro,
do teu peito ninguém tira
tua vontade de ferro.
Vitória que não acaba
de quem trabalha e confia,
pois somente o capixaba
tem vitória todo dia.

Foi presidente da AEXAM de julho de1995 até julho de 2000, e participou da cerimônia de sua fundação, representando o ex-aluno Gerson Camata, então Governador do Estado do Espírito Santo. Em seu mandato foi criado o Informativo AEXAM.


DESENVOLVIDO POR Setembro.net